Inicialmente marcada para 4 a 6 de agosto, etapa do evento sofreu alteração e passa a ser no período entre os dias 25 a 27 do mesmo mês.
Pela primeira vez na história do esporte, o Campeonato Mundial de Ciclismo acontecerá com 13 modalidades realizadas no mesmo megaevento, em um período de 11 dias. Isso acontecerá entre 3 e 13 de agosto de 2023, em Glasgow, na Escócia. Com a realização da etapa de Taubaté (SP) da CIMTB Michelin inicialmente marcada para os dias 4 a 6 do mesmo mês, a organização do principal evento de mountain bike da América Latina se viu obrigada a fazer a alteração de datas, após ser notificada pela UCI (União Ciclística Internacional). Dessa forma, a terceira de quatro etapas de 2023 da CIMTB Michelin fica marcada para o período entre 25 e 27 de agosto, no Parque Municipal do Itaim.
“A realização deste Campeonato Mundial de 2023 será algo inédito, por reunir todas as modalidades do ciclismo no mesmo momento, lá no Reino Unido. Embora nossa data para Taubaté, inicialmente, estivesse marcada para os dias 4 a 6 de agosto, fui informado pela União Ciclística Internacional de que não haverá nenhum evento no mundo inteiro nos mesmos 11 dias do Campeonato Mundial, padrão adotado por eles a partir dessa unificação. Assim, tivemos que alterar a data para dois finais de semana após o término do Mundial. Agora é aguardar a homologação por parte da UCI”, conta Rogério Bernardes.
O mountain bike será realizado em nove dos 11 dias do Campeonato Mundial de Ciclismo de Glasgow. No primeiro fim de semana haverá o Downhill (DH), de quinta a sábado (3 a 5), e a Maratona (XCM), no domingo (6). Na sequência, as atividades do Cross-Country – Short Track (XCC), E-MTB, Team Relay (XCR) e Cross Country Olímpico (XCO) – têm início na terça-feira (8) e vão até sábado (12).
Além de Downhill MTB, Maratona MTB e Cross Country MTB, o Mundial de Glasgow terá ainda os campeões mundiais sendo definidos das seguintes modalidades: BMX Freestyle Flatland, BMX Freestyle Park, BMX Racing, Gran Fondo, Ciclismo Indoor, Paraciclismo de Estrada, Paraciclismo de Pista, Estrada, Pista e Trial.
Calendário CIMTB Michelin 2023
Araxá (MG), que terá etapa pelo 20º ano seguido, abre o calendário entre 14 e 16 de abril, com três provas valendo pontos nos rankings olímpico e mundial da UCI: Cross Country Olímpico (XCO), Short Track (XCC) e Hors Class (HC), totalizando 170 pontos em jogo para os vencedores. Na sequência, Nova Lima (MG) está confirmada para fazer sua estreia no calendário da Copa Internacional Michelin de MTB, entre 23 e 25 de junho. Taubaté (SP), entre 25 e 27 de agosto, e Congonhas (MG), de 22 a 24 de setembro, encerram a temporada da competição. Enquanto em Nova Lima e Taubaté o XCO será Classe 1 (60 pontos), em Congonhas o XCO será Classe 2 (30 pontos). As três etapas também terão o XCC rankeado na Classe 3 (10 pontos).
Calendário CIMTB Michelin 2023 resumido
– Araxá (MG): 14 a 16 de abril – XCO (Classe 1), XCC (Classe 3) e Hors Class (HC)
– Nova Lima (MG): 23 a 25 de junho – XCO (Classe 1), XCC (Classe 3)
– Taubaté (SP): 25 a 27 de agosto – XCO (Classe 1), XCC (Classe 3)
– Congonhas (MG): 22 a 24 de setembro – XCO (Classe 2), XCC (Classe 3)