Disputa, sempre com baterias bastante emocionantes, será responsável por abrir o evento na próxima sexta-feira (2/12). Inscrições terminam nesta terça (29/11)
O MTB Weekend entrará para a história do ciclismo nacional. A competição marcada para 2 a 4 de dezembro, na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG), contará com uma programação recheada de atividades, entre provas, shows musicais e feira artesanal. Responsável pela abertura do evento na tarde de sexta-feira (2/12), o Campeonato Brasileiro de Eliminator (XCE) será realizado de forma inédita no país, coroando os dois primeiros campeões nacionais da modalidade.
“O MTB Weekend será emocionante do começo ao fim. Já no primeiro dia de atividades oficiais, teremos as baterias do Eliminator, que terá diversas categorias amadoras e também a definição da primeira e do primeiro campeão brasileiro de XCE”, comenta Rogério Bernardes, organizador do evento. “É um estilo de prova bastante dinâmico. Em cada bateria apenas dois avançam de fase. E assim vão indo, até chegar à final. O circuito tem cerca de 500 metros e cada bateria conta com duas voltas para definição dos vencedores”, complementa Rogério Bernardes.
A programação do Eliminator tem início às 15h de sexta-feira, com as baterias eliminatórias de todas as categorias, sem intervalos. Em seguida acontecerão as semifinais. Depois, as baterias finais das chaves com a “pequena final” (disputa do 5 ao 8 lugar) e a “grande final” (disputa do 1 ao 4 lugar) das categorias.
No Campeonato Brasileiro de Eliminator (XCE), serão conhecidos os campeões das elites masculina e feminina, em que poderão participar atletas filiados a partir de 17 anos, ou seja, a partir da categoria Júnior. É a primeira vez que a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) realiza o Campeonato Brasileiro dessa modalidade, que tem crescido mundo afora.
Além do Brasileiro de XCE, o evento contará com a disputa do Desafio Novalimense na modalidade XCE, com quatro categorias para homens e mulheres: Infantil (9 a 13 anos), Expert (14 a 29 anos), Máster (mais de 30 anos) e Bike Elétricas (acima de 17 anos), fazendo parte da programação do primeiro dia, em paralelo ao Brasileiro de XCE. Todas as categorias têm vagas limitadas.