Mundial UCI Glasgow 2023: Tudo que você precisa saber

O mundo do ciclismo já está contando os dias que faltam para o início do espetacular Campeonato Mundial de Glasgow. Quanto às disciplinas de MTB, nesta mesma semana, já temos as competições de DH e Maratona, enquanto para o XCC e o XCO teremos que esperar até a próxima semana. A disputada pela tão cobiçada camisa arco-íris reunirá nomes tão importantes como Schurter, Van der Poel, Pidcock e Valero na disputa pelas medalhas.

Calendário do Campeonato Mundial MTB 2023:

O Campeonato Mundial MTB é a competição mais aguardada da temporada. O inovador formato que a UCI estreia este ano – onze dias de competição que abrigarão os Campeonatos Mundiais de todas as disciplinas ciclistas – distribuirá nada menos que 190 camisas arco-íris.

Nesta matéria, focaremos nas provas de MTB, que começarão na quinta-feira, 3 de agosto, e se estenderão até o próximo sábado, 12. A seguir, apresentamos os detalhes das provas, embora a organização avise que eles ainda podem estar sujeitos a alterações.

Em primeiro lugar, o Mundial de DH acontecerá entre 3 e 5 de agosto.

Programação do MTB:

4 DE AGOSTO
MTB
Downhill
Qualificatória Elite
Final da categoria Júnior

5 DE AGOSTO
MTB
Downhill
Finais da Elite masculino e feminino

6 DE AGOSTO
MTB
Marathon
Masculino e feminino

7 DE AGOSTO
sem provas de MTB

8 DE AGOSTO
MTB
Qualificatórias do short track

9 DE AGOSTO
MTB
e-MTB XC
Masculino e feminino

10 DE AGOSTO
MTB
XCO Junior feminino
XCO Junior masculino

Short track – masculino e feminino

11 DE AGOSTO
MTB
XCO
Sub 23 masculino e feminino

12 DE AGOSTO
Mountain bike
XCO – Elite masculino e feminino

Schurter, Van der Poel, Pidock, Sagan, Valero… as estrelas se encontrão em Glasgow. As corridas de XCO serão disputadas em Glentress Forest, no Vale de Tweed, uma localidade situada ao sul da Escócia, a cerca de 108 quilômetros de Glasgow. Há alguns dias, conhecemos o circuito que os ciclistas enfrentarão, que sem dúvida devem se preparar muito bem para superar as zonas técnicas, que incluirão saltos e rockgarden.

Como era de se esperar, os melhores ciclistas do mundo lutarão pela camisa arco-íris de campeão Mundial. A lista de participantes antecipa uma disputa acirrada entre vários atletas de alto nível, todos com chances de conquistar a vitória.

As seleções do top 10 do ranking terão 7 representantes: Suíça (terá 8 por contar com o atual campeão do mundo), França, Itália, Espanha, Alemanha, Bélgica, Noruega, Polônia, República Tcheca e Canadá. Além disso, o Reino Unido também terá sete corredores por ser o país anfitrião.

Nino Schurter é, por definição, o rival a ser batido. O suíço conquistou no ano passado sua décima camisa arco-íris e nesta temporada se tornou o ciclista com mais vitórias na Copa do Mundo. Aos 37 anos, ele ainda é uma das figuras mais em forma deste esporte, com uma lista de vitórias invejável e ainda com pernas suficientes para obter outro grande resultado.

Os rivais que, a princípio, podem tornar as coisas mais difíceis para ele são Tom Pidcock e Mathieu Van der Poel. Ambos os corredores vêm do Tour de France (prova de road) e, especialmente o holandês, têm estado fora das competições de MTB por muito tempo. Sem dúvida, a falta de preparação pode jogar contra eles, mas são ciclistas tão experientes que, apesar desse inconveniente, estão entre os favoritos.

David Valero, atual vice-campeão do mundo, também deve estar na briga e lutará por um lugar nas posições de destaque. O ciclista é a aposta mais segura da Seleção Espanhola, que também conta com David Campos, Jofre Cullel e Pablo Rodríguez.

Além disso, outros corredores que têm potencial para se destacar também estarão presentes, como Peter Sagan, Vader, Sarrou, Schwarzbauer, Gaze, Flückiger, Dascalu – o atual Campeão Europeu de XCO -, Hatherly ou Braidot.

Quanto à categoria feminina, a disputa se apresenta ainda mais aberta. Os palpites são sempre difíceis quando há tantas adversárias capazes de conquistar a camisa arco-íris, entre as quais se destacam: Pauline Ferrand-Prévot, Puck Pieterse – uma das sensações da temporada -, Laura Stigger, Mona Mitterwallner, Anne Terpstra, Jolanda Neff, Alessandra Keller – número 1 do ranking – e Evie Richards.

Acompanhe o @pedalandojunto para mais notícias sobre o mundo da bike e o campeonato mundial de ciclismo 2023.

SEJA UM PARCEIRO PEDALANDO JUNTO!

Área destinada a divulgação de parceiros. Entre em contato e divulgue sua marca.