Rebecca Henderson compartilhou que teve uma ruptura completa do ATFL no tornozelo e uma ruptura parcial do ligamento deltóide anterior após uma queda pequena e lenta antes do Nacional em Awaba. Impressionantemente, Henderson conseguiu garantir o terceiro lugar no Campeonato Nacional Australiano de XC e o terceiro lugar no Campeonato de Ciclismo da Oceania de 2024, apesar de revelar que caminhar e mover-se livremente são “um pouco de batalha”.
Henderson venceu a abertura da temporada da Copa do Mundo da última vez em Petrópolis aqui no Brasil, e terminou em segundo lugar na classificação geral da Copa do Mundo de 2022. A temporada começa mais uma vez no Brasil este ano, com corridas de 12 a 14 de abril em Mairiporã, Brasil, e de 19 a 21 de abril em Araxá, Brasil.
Todo verão há apenas 2 corridas. Estou sempre tentando trazer meu melhor jogo. Campeonatos Nacionais e da Oceania. São também as corridas que usamos para nos prepararmos para a abertura da Copa do Mundo, que acontecerá no início de abril no Brasil.
Na quinta-feira passada, depois de chegar a Awaba para o Nacional, tive um acidente muito pequeno e de baixa velocidade. Pelo que podemos imaginar, foi simplesmente como tirei o pé do pedal. Antes mesmo de tocar o chão, eu estava com muita dor. Inchaço instantâneo. Náuseas, tonturas e zumbidos nos ouvidos só por causa da dor intensa. Sair da floresta foi um desafio que não tenho certeza se conseguiria fazer sozinho!!
Não é o momento ideal para as duas corridas importantes do verão ou antes das grandes corridas, mas vamos em frente.
Felizmente, todos os conselhos dos melhores que conhecemos, tanto na Austrália quanto na Espanha, foram otimistas e alinhados, então estou voltando para Canberra e começaremos a reabilitação e jogaremos dia após dia.
A atualização do tornozelo:
lesões de ruptura completa (grau 3) do ATFL e da inserção do calcâneo do LFC. O PTFL está intacto.
Ruptura parcial relacionada à contusão (grau 2) do ligamento deltóide anterior com entorse demonstrada em outro lugar.
Com boa fita e suporte, andar de bicicleta é surpreendentemente relativamente livre de dor, mas caminhar e mover-se livremente ainda é uma batalha.
Ontem na Oceania eu não poderia pedir mais do meu corpo. O meu tornozelo estava bastante bom, mas as minhas sensações na bike e em geral foram duras. Dei o melhor com o que tinha, mas o que tinha não era muito.
A velha sente que já envelheceu mais 30 anos.-Rebeca Henderson
Desejamos a Henderson tudo de melhor em sua recuperação.