Embora a Copa do Mundo não seja realizada no Brasil no próximo ano, organização da CIMTB Michelin seguirá trabalhando para trazer o evento nos anos seguintes. |
Em comunicado divulgado em seu site nesta sexta-feira (12), a UCI – União Ciclística Internacional – divulgou o calendário que envolve as provas da Copa do Mundo UCI de MTB e do EWS (Enduro World Series) para a temporada de 2023. Por ter estes eventos sendo realizados de forma inédita em uma parceria da UCI com ESO Sports e Discovery Sports Events, a etapa do Brasil em 2023 não foi contemplada, ficando em aberto a possibilidade de seu retorno a partir de 2024.
“Recebi uma mensagem super simpática pelo responsável da ESO Sports. É um misto de sentimentos. Ficamos chateados, porque fizemos um trabalho muito bacana em Petrópolis, e nosso desejo era que a Copa do Mundo nunca mais saísse daqui. Por outro lado, tivemos o reconhecimento do evento que entregamos no Brasil esse ano e as portas estão abertas para o futuro”, contou Rogério Bernardes, organizador da Copa do Mundo e da CIMTB Michelin.
O comunicado da ESO Sports diz, entre outras coisas, “colocamos nosso foco operacional inicialmente na Europa e América do Norte, mas acompanhamos seu evento este ano e está muito claro que você entregou um fim de semana incrível de corridas no Brasil e o feedback que recebemos sobre seu evento de pilotos, mídia e equipes foi excelente” e que “embora no ano de 2023 não seja possível, o Brasil e toda a América do Sul é uma área chave com a qual pretendemos desenvolver relacionamentos e sediar eventos nos próximos anos e sua organização está firmemente no topo da lista para abrir discussões à medida que avançamos nos próximos anos”.
Avancini e Rogério após etapa de Araxá (Crédito: Ultrafotos)
“Para 2024, vamos continuar trabalhando firme para trazermos de volta a Copa do Mundo. Nada vai nos desanimar porque mostramos do que somos capazes. E quando digo ‘SOMOS’, incluo toda a cadeia produtiva da bike como o mercado, público, CBC, Avancini, atletas, equipes e nossa equipe de trabalho. Estou confiante e acredito que em 2023 temos uma responsabilidade ainda maior para organizar nossos eventos, será um ano divisor de águas”, completou Rogério Bernardes.
Um dos responsáveis pela organização dos eventos de mountain bike na UCI nos últimos anos, também se comunicou com a organização. “Obrigado pela paciência e compreensão Rogério. Seu evento foi fantástico e não tenha dúvidas de que voltaremos. Tranquilize todos os fãs brasileiros. Nos veremos novamente em breve e será ainda melhor do que 2022”, disse o britânico Simon Burney.
Nino Schurter é festejado após vitória no Brasil (Crédito: Ultrafotos)
Para mais informações sobre o mundo da bike siga @pedalandounto também no Instagram.
(Crédito foto capa: Cesar Delong)