Campeão Mundial de Estrada não largará na próxima etapa da Copa do Mundo 2023.
Uma das grandes dúvidas para o Mundial de XC em Andorra que se realiza neste fim de semana era se o recém-proclamado Campeão do Mundo de Estrada, Mathieu van der Poe,l estaria na linha de partida. Mas parece que o holandês ainda não decidiu como será a sua segunda metade da temporada e por enquanto não o veremos competir no mountain bike.
Mathieu van der Poel pôs fim aos meses em que competia todos os fins-de-semana independentemente da modalidade e saía vencedor em todas as provas de ciclocross, estrada ou mountain bike. Foi em meados de 2022 que decidiu que a sua forma de treinar e competir mudaria para tentar conquistar mais vitórias e pode-se dizer que esta filosofia é a causa de ter feito um Tour discreto em troca de ter alcançado a vitória em o Campeonato Mundial há 2 semanas. E continuando agora, Van der Poel decidiu não competir em Andorra e voltar a concentrar-se nos treinos.
O ciclista da Alpecin diz há anos que um dos principais objetivos na sua carreira é vencer os Jogos Olímpicos na modalidade de MTB. Isso nos levou a supor que o veríamos na Copa do Mundo e em algumas provas especificas para obter pontos UCI. Mas depois da queda na última Copa do Mundo e da vaga olímpica conquistada pelo sub-23 Tom Schellekens pela Holanda, os planos de Van der Poel parecem ter mudado.
Não o veremos na Copa do Mundo de Andorra e permanece a dúvida se ele preferirá usar sua nova camisa arco-íris em algumas corridas de rua ou se estará em um dos eventos restantes da Copa do Mundo de XC, Les Gets, na França, ou um daqueles que são disputados na América, algo bastante improvável.
Siga @pedalandojunto para mais noticias sobre o mundo da bike