Com decisão, a seleção russa, que estava inscrita na CIMTB Michelin, fica proibida de participar como uma equipe na competição em Petrópolis/RJ, no início do mês de abril. |
Você pode assistir ao vídeo completo sobre este assunto que está disponível em nosso canal de Youtube:
Em face da decisão da UCI (União Ciclística Internacional) nesta semana que proíbe a participação de equipes e seleções da Rùssia e da Bielorussia de participarem do seu calendário oficial, a organização da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike se manifesta, confirmando que, a seleção russa, inscrita anteriormente no evento, não poderá disputar, como equipe, a prova entre os dias 1º e 3 de abril, em Petrópolis/RJ. Assim, qualquer atleta destes dois países que queria competir no evento, bem como na Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike, de 7 a 10 de abril, também no município fluminense, poderão participar por suas equipes (caso elas não sejam de nacionalidade russa ou bielorrusia) ou individualmente, sem poder utilizar uniformes nem símbolos que remetem aos dois países.
“As equipes nacionais russas e bielorrussas e/ou seleções nacionais não estão autorizadas a participar em quaisquer eventos do Calendário Internacional da UCI, com efeito imediato”, anunciou o comunicado, que também indica: “O aparecimento de todos os emblemas, nomes, siglas, bandeiras e hinos ligados à Rússia e à Bielorrússia são proibidos em todos os eventos do Calendário Internacional da UCI. As camisetas dos Campeões Nacionais da Rússia e da Bielorrússia estão, portanto, proibidas”, completa.
A entidade internacional deixa claro em seu comunicado que os atletas de ambos os países ainda têm a possibilidade de participar das competições que fazem parte do calendário internacional, caso de ambas as etapas de abertura da CIMTB Michelin e da Copa do Mundo Mercedes-Benz de MTB em Petrópolis. Confira abaixo trecho que fala a respeito do tema:
“A UCI deseja esclarecer que os titulares de licenças (filiados) da Rússia e da Bielorrússia estão autorizados a participar em eventos do Calendário Internacional da UCI com suas respectivas equipes, desde que estejam inscritos em uma equipe UCI que não seja russa nem bielorrussa. Os ciclistas russos e bielorrussos também podem participar nos eventos do Calendário Internacional da UCI se a inscrição individual for autorizada.
Qualquer participação de atletas russos ou bielorrussos deve ser neutra, e os organizadores são solicitados a retirar qualquer referência à Rússia ou à Bielorrússia, incluindo o nome, emblemas, siglas e bandeiras, e substituí-los por uma referência ou denominação neutra em todos documentos relacionados ao evento e de acordo com as instruções a serem fornecidas pela UCI.
A decisão de não impor uma proibição geral aos atletas russos e bielorrussos em todos os eventos internacionais baseia-se na obtenção de um equilíbrio de todos os interesses. Em particular, trata-se de levar em consideração os direitos contratuais dos ciclistas e equipes em questão, e não penalizar injustamente as equipes que não são russas ou bielorrussas”.