Com uma performance incrível, mesmo sofrendo uma queda de corrente no trecho mais duro da cronoescalada, Primoz Roglic venceu a etapa e o Giro d’Italia 2023. Geraint Thomas foi o segundo na etapa e o português João Almeida completou o pódio.
Roglic, aos 33 anos, conquistou seu quarto Grand Tour, depois de faturar três edições da Volta a Espanha, em 2019, 2020 e 2021. Terceiro colocado no Giro d’Italia de 2019, Roglic comemorou a conquista de 2023 com o filho no pódio. Vale lembrar que o desfecho do Giro foi o oposto do que aconteceu no Tour de France de 2020, quando Roglic perdeu o título no contrarrelógio do penúltimo dia para o compatriota esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates).
“Cada vitória é especial e estou muito grato por ter conquistado mais essa, que ficará em minha memória pelo resto da minha vida. Estou aproveitando o momento, tentando aproveitar todas essas emoções e tudo o que aconteceu.”, disse Roglic que, nesta temporada, também venceu a Tirreno-Adriático e a Volta da Catalunha, ambas corridas de uma semana.
“Estou feliz por ter feito história e quero agradecer a todos os que participaram. É uma emoção única, desde ontem. Foi a minha primeira vez em Roma, é verdadeiramente um cenário incrível. Cada Grand Tour é um desafio diferente. Não posso comparar minha vitória no Giro com as da Vuelta. O Giro era meu principal objetivo este ano. Eu gostaria de ter uma vitória mais fácil, mas foi um prazer lutar com um rival como Geraint Thomas, que também é um grande amigo”, completou o primeiro esloveno campeão do Giro.
Para mais notícias sobre o mundo da bike siga o Pedalando Junto também no Instagram.