Após um teste positivo de coronavírus dentro da equipe, a Jumbo-Visma encerrou abruptamente seu training camp em Alicante.
Jumbo-Visma encerrou seu training camp de pré-temporada na Espanha após um diagnóstico de COVID-19 dentro da bolha da equipe.
As autoridades confirmaram na quarta-feira que um piloto dentro da estrutura da equipe teve um teste positivo para o coronavírus. A equipe holandesa decidiu colocar esse atleta e outras pessoas com quem entrou em contato em isolamento e mandou todos os outros para casa.
“O cenário do fim do mundo se tornou realidade”, disse o gerente de desempenho Mathieu Heijboer em um comunicado da equipe. “Este é um cenário que levamos em consideração, é claro. Já havíamos decidido como agir em tal situação e tomamos todo tipo de medidas. A separação é a melhor opção para evitar uma maior disseminação. É um trabalho logístico a ser feito.”
O fechamento do training camp devido ao caso do COVID ocorre quando dezenas de equipes do WorldTour estão convergindo ao longo da Costa Blanca na Espanha para acampamentos anuais de pré-temporada.
As equipes normalmente ficam em cidades turísticas como Calpe, Altea e Denia por várias semanas para aprimorar a forma, construir novos equipamentos, posar para fotos, apresentar novos funcionários e pilotos e muitas vezes conhecer a mídia. Várias equipes decidiram cancelar as oportunidades de mídia esta semana, devido ao aumento das taxas de infecção na Espanha e na Europa.
Oficiais da Jumbo-Visma disseram que todos dentro da “bolha” da equipe foram testados diariamente, e um diagnóstico positivo na manhã de quarta-feira exigiu que todos fizessem as malas apenas um dia após o início do acampamento da equipe.
Autoridades disseram que alguns pilotos continuarão treinando individualmente, na área, mas que as atividades em grupo da equipe cessarão imediatamente.
“A saúde de nossos pilotos e nossa equipe é nossa principal preocupação. É por isso que estamos desmontando nosso campo de treinamento”, disse o diretor esportivo Merijn Zeeman. “Foi confirmado mais uma vez que é extremamente desafiador organizar esse tipo de atividade nestes tempos. Garantiremos a parte esportiva da melhor forma possível para que os pilotos possam continuar sua preparação para a temporada dentro das possibilidades. É uma pena, mas é a única escolha certa.”
COVID-19 chega à temporada 2022

Parece que a decisão da equipe de encerrar seu acampamento é a primeira de uma grande equipe impactada por um pico de infecções por coronavírus por meio da variante omicron que está varrendo a Europa este mês.
Um especialista em saúde citado amplamente na terça-feira disse que é provável que até metade de toda a população europeia possa ser infectada dentro de um mês, pois o omicron continua a levar as infecções a níveis sem precedentes.
Apesar do otimismo de que um esforço maciço de vacinação possa levar a uma flexibilização das restrições em toda a Europa, o COVID-19 continua a chegar à temporada de corridas de 2022. Várias corridas em outros lugares do hemisfério sul já foram canceladas, incluindo corridas australianas e a Vuelta a San Juan na Argentina.
Com as corridas marcadas para começar no final de janeiro na Espanha e no início de fevereiro na França, os organizadores observarão de perto as taxas de infecção e coordenarão com as autoridades de saúde.
As equipes estão se preparando para mais cancelamentos de corridas no início da temporada, disseram fontes da equipe à do site VeloNews .
O revés será mais uma distração para o pelotão, já que o esporte entra em seu terceiro ano civil sob a realidade do COVID-19.
Fique por dentro das notícias no Pedalandojunto.com