Modalidade do All-Mountain ganha espaço no Brasil, mas existem diferenças na bike de cada modalidade. Confira a seguir.
O Mountain bike é a modalidade mais praticada no Brasil, vimos também um aumento de pessoas praticando o ciclismo no período da pandemia. Tivemos também a chegada e aumento de outras modalidades de ciclismo por aqui, como é o caso da Gravel e do MTB Enduro, que ganham cada vez mais adeptos, principalmente pela crescente popularização das e-bikes.
Por isso criamos um conteúdo aqui no Pedalando Junto sobre as diferenças do XC para o All-Mountain e você pode conferir a seguir:
O Mountain Bike- Cross Country Maratona é a modalidade mais popular no Brasil, nela o ciclista percorre longos quilômetros que podem variar a partir de 50km até 120km (em caso de competições oficiais), por estradas de terra. Normalmente essas estradas não possuem muitos obstáculos técnicos, mas podem ter altimetrias bem elevadas.
Para o mtb xcm é comum o uso de bikes hardtail ou full suspension com suspensão de até 120mm. O vestuário é composto por capacete aberto, sapatilha, camisas também chamadas de jerseys, bermudas ou bretelles e macaquinhos.
Temos também o Mountain Bike XCO uma modalidade Olímpica e atualmente temos o brasileiro Henrique Avancini como um dos principais pilotos de MTB XCO do mundo. As competições de XCO acontecem em circuitos que variam em torno de 6km e podem conter single tracks e obstáculos como rock gardens e saltos.
O MTB Enduro vem ganhando cada vez mais espaço aqui no Brasil, podemos dizer que esta modalidade fica entre os dois extremos do Cross-Country (XC) e do Downhill.
Dessa forma, consideramos que ela não possui descidas tão extremas como no DH e também não exige tanto a parte física quanto o XC, ou seja, o biker precisa estar preparado para saltos e descidas, mas não há tanta preocupação com empurrar a bike em todas as subidas, como acontece no DH. É perfeita para quem quer descer trilhas mais íngremes e técnicas, mas também pedalar nas subidas. Normalmente são bike com geometrias que favorece as descidas, pneus mais largos e com mais cravos, mesa curta e curso de suspensão com mais de 140mm.
Para o pedal de Enduro as roupas e acessórios mais usados são capacetes fechados ou que possuam maior área de proteção, bermudas mais soltas, joelheiras, goggles (óculos).
Para mais conteúdo sobre o mundo da bike siga o Pedalando Junto no Instagram.